boasnovas - Estudos - Enuves Sistema + App p/ Igrejas

A presença de Deus é a maior bênção

Publicado em 8 de junho de 2021

Ver anexo

Para refletir…

  • Você se sente abençoado por Deus?

  • Você ama a Deus ou somente as bênçãos Dele?


Texto – Chave: Gênesis 32: 22-31.


Textos Complementares: Gênesis 27 a 31.

  • Você já se perguntou por que Jacó lutou com Deus?

  • Qual era a benção que Jacó queria?
  • Qual foi a atitude do Anjo para que Jacó o deixasse?
  • Quais as bênçãos recebidas por Jacó?


INTRODUÇÃO

Jacó era filho de Isaque e Rebeca, irmão de Esaú, seu irmão gêmeo mais velho. Na cultura hebraica, o primogênito possuía direitos e deveres diferentes dos demais filhos. O primogênito tinha o dever de cuidar dos mais novos, de proteger, interceder, pois seria o líder sucessor do pai, todavia, também tinha o direito de receber em dobro a herança deixada, além de uma benção especial tanto da parte da família quanto de Deus. Após um dia muito fatigante de trabalho, Esaú teve grande fome e encontrou Jacó preparando um cozido. Jacó aproveitou-se da fome do irmão e propôs um acordo no qual forneceria um prato de comida daquele cozido, mas em troca receberia a benção da
primogenitura. Esaú prontamente aceitou, pois estava com muita fome.


No tempo de liberar a benção ao primogênito, Isaque manda chamar Esaú, porém, Rebeca, que amava mais a Jacó, tramou tudo para que este recebesse a benção no lugar de Esaú.


Jacó concordou com a estratégia e enganou seu pai, tudo para receber a benção. Quando Esaú ficou sabendo que não poderia mais recebê-la, desejou matar seu irmão. Para proteger Jacó, Rebeca convence Isaque a enviar Jacó à procura de uma esposa nas terras de seus parentes.


Jacó saiu fugido do meio de sua família, sem nada, sozinho, e no caminho, quando já estava cansado, deitou-se numa pedra e lhe foi concedido um sonho revelador da parte de Deus: em seu sonho, uma escada ligava a terra ao céu, via anjos subindo e descendo por essa escada e sobre ela estava a presença de Deus.


Após sonhar, Jacó reconheceu que aquele lugar era um portal do céu, que Deus tinha escolhido aquele lugar para demonstrar sua presença. Percebendo que possuía um canal aberto com Deus, fez um voto: se Deus o abençoasse e o prosperasse e fosse com ele, devolveria a décima parte de seus bens (o dízimo).


Após esse primeiro contato Divino, o caminho de Jacó foi próspero na terra de seu sogro, ele teve que trabalhar duro por 14 anos para só então poder casar com a mulher que amava, mas porque crescia em prosperidade, seu sogro já não era o mesmo para com ele.


Jacó então obedece ao comando de Deus e resolve voltar para as terras de seu pai com tudo o que possuía. Esse retorno afligia sua alma, pois teria que reencontrar o irmão que desejava matá-lo.


Jacó preparou uma estratégia para esse reencontro, mas queria ouvir a Deus, pedindo que toda a família fosse na frente e ficou para trás no Vau de Jaboque. Naquele momento de grande aflição, de muita guerra na mente e no espírito, Jacó encontrou o Anjo de Deus, na verdade o próprio Jesus, o Filho de Deus, Jacó lutou com Deus, resistiu, segurou e não deixou o Anjo partir enquanto não recebeu uma benção.


A APROXIMAÇÃO DE DEUS EM NOSSA VIDA PODE TRANSFORMAR NOSSO EXTERIOR

Assim como Jacó, muitas vezes tomamos decisões erradas para alcançar alguns objetivos em nossa vida, utilizamos de quaisquer meios para conseguirmos o que queremos, ainda que implique enganar pessoas, amigos, parentes, clientes ou qualquer outra pessoa.


E por causa desses alvos, acabamos deixando muitas pessoas que amamos para trás, brigamos, rompemos relacionamentos, tudo em nome da conquista que desejamos.


Melhor, porém, que sermos bem sucedidos, é sermos bem – aventurados, pois a vitória e o sucesso só valem a pena quando não passamos por cima dos outros e quando conquistados honestamente.


Jacó se utilizou de meios escusos para obter essa benção. E no meio do caminho da fuga, Deus se aproxima de Jacó através de sonhos. É importante termos um lugar especial em que possamos gerar essa conexão com Deus, fazer nossos votos e compromissos.


Jacó aproveitou a oportunidade para firmar com Deus um acordo que modificaria o seu exterior, ele desejou ser próspero e assim aconteceu. A partir daquele acordo, Deus o abençoou com fatura de bens, servos, esposas e filhos. Aparentemente era tudo que Jacó precisava, mas o projeto de Deus não era só esse.


O RELACIONAMENTO COM DEUS TRANSFORMA NOSSO INTERIOR.

Quando Jacó conquistou o que desejava, voltou para as terras de seus pai e reencontrou seu passado, ele precisava resolver suas pendências com seu irmão. A ansiedade e aflição tomaram conta de sua mente e ele precisou estar a sós com Deus, foi ferido para que pudesse liberar o Anjo. Na verdade, a luta de Jacó era reter o Anjo do Senhor até que ele pudesse ser abençoado, ele não estava buscando uma benção específica, mas a garantia de que em tudo ele seria abençoado por Deus. Sua maior arma de batalha foi a fé, ele aplicou toda a fé e força para conquistar o que desejava: mante-se na presença de Deus e ter as Suas mãos sobre a vida dele em tudo que fizesse.
Mesmo sendo ferido, virando manco, não reclamou, pois recebeu a paz de ter a salvação de sua alma. Nesse encontro com Deus Jacó foi completamente transformado, sua identidade mudou, passou a ser Israel, foi chamado Príncipe e sua alma foi salva.


O encontro com Deus face a face transforma nossa natureza, nosso interior, modifica nosso pensamento, muda nossa estrutura de dentro para fora, nos organiza por dentro, nos equilibra para governarmos a nós mesmos e a outros.


ASSIM COMO JACÓ VIROU ISRAEL, DEUS QUER MUDAR SUA IDENTIDADE!

Como você é conhecido no seu círculo de amizade ou familiar? Como aquele que engana, que mente, que trapaceia, que briga e causa confusão?


Deus quer mudar essa natureza e te transformar em alguém que será conhecido como honesto, uma pessoa de confiança, de referência em todos os aspectos, aquele que une as pessoas e não aquele que separa, Deus quer te entregar a mansidão.


Não deseje apenas o que Deus pode lhe dar no exterior, não fique só nas orações rasas, seja ousado, peça a Deus a completa transformação e não saia da presença Dele sem que você seja transformado e sem receber a benção da salvação para sua alma.


CONCLUSÃO

Deus pode nos conceder sonhos, revelações, visões de conquistas e do mundo espiritual, mas nada se compara ao encontro face a face, pois Ele deseja nos abençoar para além do que possamos pedir ou imaginar. Ame em primeiro lugar a Deus e não as bênçãos que Ele pode lhe dar.