boasnovas - Estudos - Enuves Sistema + App p/ Igrejas

Decidido a encontrar Jesus apesar dos obstáculos

Publicado em 22 de junho de 2021

Ver anexo

Para refletir…

  • Você já tentou conversar com alguém importante e foi impedido?
  • Você desistiu ou continuou tentando?


Texto-chave: Lucas 19:1-10

Textos complementares: Ef.3:20; Levítico 6:1-5; Números 5:7; At.16:31, Gl. 3:9,29, I Jo.4:19

  • Por que Zaqueu queria ver Jesus mesmo sendo rico e importante?
  • Quais obstáculos Zaqueu enfrentou para ver Jesus? Ele se deixou levar por eles?
  • Qual foi a atitude de Jesus diante do que Zaqueu fez para olhá-LO?
  • Quais lições aprendemos a partir do encontro entre Zaqueu e Jesus?
  • Quais obstáculos você têm enfrentado para ter um encontro genuíno com Jesus?


INTRODUÇÃO

O texto de Lucas 19 nos revela que Jesus entrou em Jericó e atravessou a cidade, e como sempre, uma multidão o seguia, uns para obter cura, outros por curiosidade, uns para se alimentar, alguns por gostar de ouvi-LO e também por Jesus já ter transformado suas vidas.


Jericó possuía um importante polo de produção de palmeiras e bosques de bálsamo. O unguento derivado do bálsamo era muito desejado na época. Importantes rotas comerciais passavam naquela região. Tudo isso demonstra que aquela área era uma fonte de impostos muito significativa. Jericó era uma das três importantes coletorias de impostos da Palestina, e Zaqueu era um dos principais responsáveis por essa arrecadação. A Bíblia nos informa que ele era o maioral dos publicanos e rico (v.2). Ele era o chefe, tinha vários coletores sob seu comando, responsáveis por arrecadar impostos naquela região para Roma; era, portanto, um homem importante, porém rejeitado pelos seus compatriotas Judeus. Um judeu publicano era visto como um traidor que se entregou ao império romano ajudando a escravizar o povo de Israel na cobrança de impostos abusivos.


Zaqueu era um homem bem-sucedido, porém algo lhe faltava, provavelmente sentia um vazio enorme, o que o levou a procurar Jesus, não se importando com sua posição social, porém um impedimento se colocou entre ele e Jesus: a multidão o impedia, e por ser de baixa estatura, tudo ficou mais difícil. Zaqueu, todavia, não se deixou limitar pelos osbstáculos que surgiram, e decidiu subir.


A grande surpresa foi que, antes de ver o Mestre, Ele o viu primeiro e lhe chamou, dizendo: “Zaqueu desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa”.(v.5) Que convite maravilhoso!


A Bíblia diz que Zaqueu O recebeu com alegria – (v.6), ele queria somente ver Jesus e foi surpreendido em ter a honra de recebê-Lo em sua casa, pois com Jesus é assim, Ele dá muito mais do que pedimos ou pensamos (Ef.3:20).


A iniciativa do encontro partiu de Jesus, Zaqueu queria apenas vê-Lo, porém o plano do Mestre era muito maior, Ele queria o coração, a vida e sua família também.


Esse convite não agradou a maioria do povo, pois Ele escolhera a casa de um homem publicano para se hospedar, para visitar. Mas Jesus havia prometido pousar justamente na casa do principal dos coletores. Jesus veio buscar e salvar o perdido – (v.10).


Zaqueu após o Encontro

Ninguém após ter um encontro com Jesus fica do mesmo jeito, e com Zaqueu não foi diferente, sua vida passou a ter um novo sentido, pois Imediatamente demonstrou seu arrependimento verdadeiro, não só em palavras, como também em atitudes, logo um coração abençoador se manifestou “resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens e se tirei de alguém mais do que devia restituo quatro vezes mais”(v.8). Ele se comprometeu em devolver quadruplicada qualquer quantia que tivesse defraudado de alguém. Normalmente a Lei Mosaica exigia que numa restituição fosse acrescentado um quinto do valor a ser restituído como um tipo de juros (Levítico 6:1-5; Números 5:7). Zaqueu, no entanto, decidiu fazer ainda mais do que isso. Ele não ofereceu um quinto de acréscimo em sua restituição, mas quatro vezes mais.


A consequência da atitude de Zaqueu não deu em outra coisa: perdão, salvação. Naquele dia Jesus mostrou compaixão para com alguém, que aos olhos humanos, não merecia, mas como já citamos (verso 10) “Jesus diz que veio buscar e salvar o perdido”, e então Zaqueu ouviu a declaração mais importante da sua vida: ”hoje houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão”. Jesus estava se referindo ao sentido espiritual declarando que Zaqueu, assim como todos que se arrependerem e aceitarem como Senhor e Salvador, passam a pertencer, pela fé, à família de Abraão. Naquele dia Zaqueu estava se juntando pela fé no Filho de Deus à verdadeira descendência de Abraão (Gl. 3:9,29), não só ele, mas também sua casa. sua família estava recebendo a maior de todas as bênçãos: a salvação eterna. Amém? Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa (At.16:31).


CONCLUSÃO

O encontro de Zaqueu com o Mestre termina com a confirmação por parte de Jesus que de fato Ele havia encontrado uma de suas ovelhas perdidas, foi Ele quem o encontrou e não o contrário. Jesus buscou, encontrou e salvou Zaqueu, porque Ele nos amou primeiro (I Jo.4:19). Essa história é um claro exemplo de como Jesus muda e restaura a vida das pessoas, se elas quiserem, independente de suas falhas de caráter e dos erros cometidos no passado.