boasnovas - Estudos - Enuves Sistema + App p/ Igrejas

O encontro que transforma

Publicado em 13 de julho de 2021

Para Refletir…

  • Quais áreas de sua vida ainda precisam de transformação?
  • Você crê que Jesus pode transformá-las?


Texto-chave: Marcos 5: 1- 20

Texto Complementares: Mt. 8:28-34; Lc. 8:26-39.


  1. Como vivia o gadareno?
  2. Quando o gadareno viu Jesus de longe, o que ele fez?
  3. Qual a atitude de Jesus diante da situação do gadareno
  4. Por que Jesus não permitiu que o gadareno fosse embora com Ele?


INTRODUÇÃO

Hoje vamos estudar sobre a transformação do endemoniado de gadareno e como Jesus pode transformar toda e qualquer situação. Para salvar este homem, Jesus enfrenta uma tempestade no mar da Galileia. O reino das trevas estava querendo impedir a aproximação do Mestre a esta cidade chamada Gadara. Uma cidade autônoma, rica e luxuosa; sua população era composta de nãos judeus. Sua cultura era influenciada por Roma, de forma que seus costumes, à luz da bíblia, eram pagãos; uma das provas disto era a criação de porcos, animal considerado impuro pelos Judeus. Mas Jesus estava determinado a mudar o rumo dessa cidade, e para isso, Ele usaria apenas um homem, aquele que fora conhecido como o endemoniado gadareno.


QUEM ERA ESTE HOMEM?

  • V.2 “… possuído de espírito imundo…” – Era um homem possesso por demônios. Não vivia no seio da família, estava longe da sociedade;
  • V.3 e 4 – “Este homem vivia nos túmulos…”. Sua habitação era os sepulcros. Era alguém que ninguém suportava, não havia possibilidade de
  • habitar normalmente com pessoas vivas, isto é, normais. Tentaram muitas vezes prendê-lo, mas ele quebrava os grilhões e cadeias, “… ninguém conseguia dominá-lo”. De tal sorte que ele preferia a companhia dos mortos.
  • V.5 – “Andava sempre, de noite e de dia, gritando por entre os túmulos e pelos montes… ferindo-se com pedras.” – Era um homem terrivelmente atormentado, era impelido a fazer o que não queria. Andava sujo, sem roupas, maltrapilho, como um animal.


A REAÇÃO COM A CHEGADA DE JESUS (VV. 6 E 7).

Com a chegada de Jesus os demônios temem. Eles reconheceram de imediato Àquele que desembarcou do barco. Quando Ele chega, toda situação é transformada; e o que antes atormentava, não resiste à sua presença e tem que se prostrar e reconhecer que Ele tem todo o Poder. O Senhor Jesus tem total autoridade sobre as forças das trevas. Enquanto o Diabo veio para “roubar, matar e destruir” (Jo. 10:10); Jesus veio para “… desfazer as obras do diabo.” (1 Jo. 3:8). Hoje Ele vai desfazer todas as obras das trevas na sua vida e trazer transformação na sua história.


QUANDO JESUS CHEGA À MARGEM.

Ao chega à margem, Jesus de imediato percebe a presença maligna e ordena: “… Espírito imundo, sai desse homem!” (v.8).

Quando o Senhor toma as rédeas, que antes estavam desgovernadas, causando dano e prejuízo à nossa alma, a mudança é radical e profunda. ELE não toma uma medida paliativa, não é como um remédio que apenas amenizar a dor e logo é preciso tomar de novo, não, JESUS vai à raiz do problema e remove todo mal, trazendo mudança de vida.

• v.9 Então Jesus lhe perguntou-lhe: Qual é o seu nome? Ele respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos.

Uma legião era uma corporação composta por 6 mil soldados romanos. Numa legião, havia infantaria e cavalaria. Flecheiros, lutadores com espada, incendiários e estrategistas. Por onde uma legião passava deixava um rastro de destruição, as cidades eram devastadas, seus habitantes mortos e os que

restavam eram feitos como escravos. Quando aqueles demônios revelam o nome por “Legião”, estava demonstrando que o coração daquele homem era uma cidade invadida, tomada. Aquele homem era um escravo, um cavalo, uma marionete nas mãos daqueles espíritos maus. Espíritos estes com um poder de destruição terrível e altamente organizado.


A transformação

Quando as pessoas daquela cidade saem para ver o que havia ocorrido, encontram um homem transformado, aos pés de Jesus (Lc. 8:35). E aos pés de Jesus ele está:

  1. Em paz – Ele andava atormentado, de dia e de noite, gritando por entre os túmulos, comportando-se como um animal, era violento, um perigo para a sociedade e para a família, ninguém o podia dominá-lo. Quando as pessoas o encontram, ele está assentado, calmo, sereno. Jesus deu a ele paz. Aquele homem agora estava sob o domínio de Cristo. Aqueles que estão sob o senhorio de Cristo desfrutam de uma paz que excede o entendimento.
  2. Com decência e pudor – Ele estava vestido. Aquele homem andava nu, não tinha respeito nem por ele nem pelos outros, sua imagem estava degradada. Mas diante de um Deus Santo, ele se encontra vestido, é um homem decente, é alguém que respeita o próximo, podendo viver de forma que condiga com alguém que é a imagem e semelhança de Deus.
  3. Com a saúde mental restaurada – em perfeito juízo. Aquele homem era impelido a fazer o que não queria. As atitudes que tomava não eram suas, mas dos demônios que lhe causavam feridas ao corpo, afastava as pessoas de si. Era alguém que a sociedade tinha como caso perdido. Mas aos pés de Jesus ele está em perfeito Juízo. Os demônios rogaram a Jesus que fossem mandados para os porcos – Jesus permitiu. Diante do pedido dos habitantes da região que fosse embora – Jesus consentiu. Mas ao pedido do gadareno ele negou (v. 18 e 19).
  4. Aquele homem queria ficar com Jesus. Não queria enfrentar uma sociedade preconceituosa, enfrentar os questionamentos, começar de novo, ele queria ir embora dali – Jesus diz, não. Jesus concede uma missão para ele, e sua principal missão é a sua família: “Vá para sua casa, para os seus parentes e conte-lhes tudo que o Senhor fez por você e como teve compaixão de você”.
  5. Jesus deu a ele um propósito de vida. Trouxe restauração familiar e o envia a pregar a sua palavra. O homem sem objetivos na vida está fadado ao fracasso, à incerteza e depressão. O Senhor concede um objetivo para ele. Jesus concedeu a ele autoridade. Aquele homem talvez estivesse com medo de recomeçar, enfrentar os rostos da incredulidade. Mas Jesus lhe dá autoridade, ele agora é um embaixador do Reino de Deus. A transformação chegou à sua vida.


CONCLUSÃO

Eu não sei o que tem te atormentado ou o impedido de ter uma vida transformada, mas assim como Jesus foi a Gadara para libertar um homem, hoje Ele vem na sua direção para mudar sua realidade de tal forma que tudo que foi destruindo seja restaurando. Hoje Ele te dá paz, vestes novas e uma mente transformada para que, através da sua vida, sua família seja alcançada e você se torne um embaixador do seu Reino nesta terra